Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Ética cristã

Ética Cristã, Macrobioética, ética, divisões da ética, ética normativa e suas divisões, ética deontológica, ética na visão biblica, definição de Ética.

INTRODUÇÃO

Estamos vivendo no séc 21, em um mundo globalizado influenciado pelo pensamento relativista onde algo que é bom para mim não precisa necessariamente ser bom para o meu próximo, dessa forma temos um grande desafio ante a uma sociedade que em sua grande maioria já perdeu a noção ética de suas atitudes morais, uma sociedade que está entregue a libertinagem e a praticas sexuais ilícitas. Como cristãos precisamos de uma definição correta sobre a ética e aplicá-la a ética cristã, com base nas escrituras e apoio jurídico não permitir que o crescimento do homossexualismo venha atingir a igreja no Brasil.

 

ÉTICA

 

Ética pode ser definida como a ciência critica embasada na moralidade, procurando responder como uma ação pode ser moralmente errada ou não.

O termo ética é de origem grega, “ethos” modo de ser. Os romanos adotaram esse termo para o latim “mos” costume. Com base nessas duas definições, podemos afirmar que o ser humano não nasce com os princípios éticos inserido em seu ser, pois ela é moldada através dos relacionamentos com pessoas da sociedade onde o individuo nasce e vive. Não existiria ética sem relacionamentos, para o homem viver é conviver, e nessa convivência social, com os surgimentos dos problemas, surge algumas indagações morais: O que devo fazer? Como agir em determinada situação? Como me comportar perante o outro?Diante da corrupção e das injustiças, o que fazer?

[1]“A ética pressupõe que as escolhas morais não são simples questões de acaso; não são fortuitas e completamente imprevisíveis”.

 

Divisões da Ética:

 

De acordo com o livro “o que você precisa saber sobre ética”, podemos dividir a ética em três campos principais de estudo: metaética, ética normativa e ética aplicada.

A ética normativa se encarrega de responder a perguntas como “o que devemos fazer”, ou “qual a melhor forma de viver bem”. Essas questões são respondidas através da determinação da ação ou regra correta, ou a mais ampla determinação moral.

A metaética não diz o que devemos fazer, procurando investigar a natureza dos princípios morais.

A ética aplicada procura resolver problemas práticos de acordo com princípios da ética normativa.

 

Ética Normativa e Suas Divisões.

A ética normativa é dividida em duas categorias: a ética teleológica e a deontológica. Teleológica, determina o que é correto de acordo com objetivo a ser alcançado. Suas subdivisões são: a ética conseqüencialista, é aquela que analisam quais as conseqüências geradas por uma ação, caracterizadas pelo egoísmo ético e o utilitarismo. Ambas defendem que os seres humanos devem agir de forma que produzam boas conseqüências, entram em atrito no que diz respeito aos interesses. O egoísmo ético defende que o ser humano deve agir para benefícios próprios, ao passo que o utilitarismo defende a ação de interesse mutuo. A ética de virtudes, tendo ênfase no caráter moral do individuo. Aristóteles desenvolveu uma teoria de virtudes que alude ao que nos queremos em nossa vida, colocando um ponto de interrogação em nossas ações. Sua justificativa para nossas ações é à busca da felicidade (eudaimonia).

[2]“Essa felicidade de que fala Aristóteles não consiste em uma alegria momentânea nem uma euforia efêmera, mas sim em um estado duradouro de satisfação”.

 

Ética deontológica.

A ética deontológica, também chamada de não conseqüencialista, consiste na analise das conseqüências de um ato ou comportamento sem influenciar no julgamento moral das ações das pessoas. Suas principais correntes são: intuicionismo moral, a ética do dever, a ética do discurso e o contratualismo moral.

O intuicionismo moral defende a ideologia em que o ser humano é dotado de um conhecimento imediato quanto ao que é correto ou não.

A ética do dever discrimina as regras do certo e errado moralmente, utilizando uma noção chamada “imperativo categórico”.

A ética do discurso determina as regras do que é correto a partir de uma comunidade ideal de comunicação.

Contratualismo moral onde as regras de justiça de deveriam reger as principais instituições de uma sociedade decorreriam de um contrato hipotético em que os contratantes ignorassem previamente a posição que ocupam em tal sociedade.

Como vimos nos tópicos citados, baseado na ética encontramos varias ramificações da mesma, tratando de vários assuntos totalmente relacionados à ética. Seguindo essa mesma linha de raciocínio encontramos a bioética, sendo uma parte da filosofia ética relacionada à vida humana. Ainda nesse pensamento, muito se fala em Macrobioética, segundo o mini dicionário LUFT [3] “Macrobioética é arte ou ciência de prolongar a vida e torná-la saudável através das regras de alimentação”. É com base nessa ciência que abordamos os seguintes assuntos: Ecologia, que visa à preservação da espécie humana, e Medicinas Sanitárias, dirigidas para a saúde da população. Referindo-se a parte histórica do termo bioética, ela é formada pelo aglutinamento de duas palavras da língua grega, Bios (vida) + Ethiké (ética). Segundo as fontes históricas, a diretriz filosófica dessa terminologia surgiu após o holocausto da Segunda Guerra Mundial, quando o mundo ocidental sofreu com as praticas abusivas de médicos nazistas em nome da ciência. Também nessa mesma época formo-se a idéia que a ciência não é mais importante que o homem.

Concluímos esse ponto afirmando que seria impossível o ser humano viver sem os valores éticos em todos os aspectos da vida. Não seria errado considerar a ética como uma bússola inserida em cada cultura, apontando sempre para os meios que transformam as sociedades e os leva a um patamar de vida elevado, tanto na moral, na saúde e preservação do homem. Sem ética, viver entre as pessoas seria um grande desafio.

 

ÉTICA NA VISÃO BIBLICA

Se fizermos um estudo com a finalidade de encontrarmos relatos que transmitam essência da ética, ficaremos surpresos com a gama de informações encontradas nas escrituras. Encontraremos pensamentos e normas éticas tanto no Antigo testamento como no Novo testamento. Através da bíblia, podemos ver Deus revelando gradativamente padrões éticos para a melhoria da vida, tanto na saúde como na sociedade. No antigo testamento encontramos varias lições importantes para o bom andamento da vida, vejam alguns exemplos: No principio o ser humano não teve outra opção para a procriação senão casar-se com parentes bem próximos, depois, encontramos instruções que foram dadas por Deus através de Moises para povo de Israel quanto a esse assunto.

Levítico 18. 6-7. “[4]Nenhum de vós se aproxime daquela que é sua parenta por sangue, para descobrir sua nudez. Eu sou o Senhor. Não descobriras a nudez de teu pai, nem a nudez de tua mãe; ela é tua mãe, não descubras sua nudez “

Notamos que o Senhor estava dando um novo rumo ético e moral para esse povo. Encontraremos leis acerca da propriedade encontrada em Êxodo 22, tratando de beneficiar a pessoa que foi furtado, lei acerca do homicida Êxodo 21, lei contra o falso testemunho Êxodo 23, encontramos a bioética no Antigo Testamento, Êxodo 23. 10-13 Deus está tratando com o povo a questão da bioética na natureza, as instruções eram bem claras, (v 11) “[5] Semearás durante seis anos tua terra, e recolheras seus frutos. Mas no sétimo ano a farás repousar e ficar em descanso” notamos Deus instruindo seu povo á preservação da terra, com isso a terra descansaria e o homem seria privilegiado com isso. Na continuação do verso, Deus está dando lições de ética social e bioética. “[6]Para que os pobres de teu povo possam comer, e do que estes deixarem, os animais de campo comam”.

A Macrobioética também encontramos nas escrituras, no livro de levítico 6.22-27, o povo de Israel recebe instruções para a saúde física, o Senhor proibiu o comer da gordura e do sangue, sabemos que a gordura pode trazer danos à saúde do homem, assim também o sangue, que pode ser transmissor de doenças. Levítico 11.1-47 encontramos uma lista dos animais considerados imundos e limpos, em tudo isso Deus estava cuidando da saúde do seu povo. Se continuarmos olhando para o AT encontraremos lições tão importantes para a vida cotidiana que seria necessário muitas paginas para elaborar uma boa literatura sobre este assunto. E tratando agora do NT [7] “Admite-se que a ética ensinada por Jesus foi a melhor jamais conhecida pelo homem”. Boa parte do ensino de Jesus estava relacionada à boa conduta humana. Segundo a opinião do escritor George Eldon Ladd em seu livro Teologia do Novo Testamento, o Monte das Bem-aventuranças, e a Parábola do Bom Samaritano podem ser contadas dentre as literaturas éticas mundiais. Sabemos que boa parte dos ensinos éticos de Cristo, pode ser colocada lada a lado com os ensinos judaicos, mas nenhum ensino ético judaico causou tanto impacto quanto o ensino ético de Cristo, assim como nenhum órgão religioso, por intermédio das suas filosofias conseguiu ser tão ético e moral de forma contextual como Cristo. Convém dar toda atenção aos ensinamentos morais e éticos do NT para determinarmos o que é a fé autentica e o que devemos fazer para levar realmente uma vida moralmente correta.

Podemos concluir que a Ética, a Bioética e a Macrobioética, antes mesmo do homem descobrir seu sentido e valor, Já estava sendo praticado por pessoas que receberam instruções do autor da vida.

 

--------------------------------------------------------------------------------

[1] Gardner. E.C. Fé Bíblica e ética Social. São Paulo. Aste.1965-pg(19-22). Para Gardner, o principio da ética esta embasado nos relacionamentos.

[2] Borges Maria de Lurdes.

Ética / Maria de Lurdes Borges, Darlei Dall Agnol, Delamar volpato Dutra.- Rio de Janeiro: DP&A, 2002.- (O que você precisa saber sobre).

[3] Souza Paulo Renato. Mini Dicionário LUFT. “Ministério da Educação” - São Paulo: Editora ÁTICA.

[4] Bíblia com estudos adicionais. RJ Alfalit.

[5] Ibid.

[6] Ib

 

[7] Thomas. J. D. Razão Ciência e Fé. Belo Horizonte MG ED Vida Cristã. Para Thomas. J. D. Sendo a ética de Jesus a melhor jamais conhecida pelo homem, podemos afirmar perfeitamente que temos um ponto de apoio ou elemento construtivo para uma base razoável da fé cristã.

Por victor john correia


  • domingo | 23/02/2014 | Ana Maria Lemo...


    boa noite , falando sobre ética Cristã. seria certo , por exemplo larga , marido , sogra , casa , pra tentar ter paz e saúde ? ou continuar sofrendo ? oque tem maior valor, uma vida de tristeza , mas com ética ? ou buscar o bem estar ? se, Jesus já sofreu tudo por nós. me sinto culpada por ser crente e ter vontade de larga tudo que tá me fazendo mau e me sufocando . por favor me responda , estou entre razão e emoção .



Brasil Escola nas Redes Sociais