Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Tipos de Trabalhos Acadêmicos: A síntese

Tipos de Trabalhos Acadêmicos: A síntese, sintetizar argumentações, definição de síntese, significados específicos de uma síntese, como desenvolver um bom trabalho.

Segundo Severino (2002), os trabalhos didáticos exigidos, sobretudo, nos cursos de graduação, seguem um caráter universal de estruturação lógica e de organização metodológica, ou seja, são procedimentos que ainda fazem parte intrínseca da formação técnica ou científica do estudante. Os trabalhos, desde então, segundo o autor, dependerão “principalmente de seus objetivos e de natureza do próprio objeto abordado, assim como em função de exigências específicas de cada área do saber humano” (SEVERINO 2002 p. 129).


A síntese

Síntese significa sintetizar argumentações. Considera-se a síntese de uma obra, de um texto ou capítulo é uma análise mais resumida necessitando de um amplo conhecimento do assunto. Este termo, além do significado comum de unificação, organização ou composição, tem os seguintes significados específicos:

• Atividade intelectual que recompõe a idéia central da obra analisada.

• Unidade dialética dos opostos.

Para desenvolver um bom trabalho de síntese é necessário ter um amplo conhecimento do tema e conhecer várias fundamentações teóricas sobre o assunto. A síntese segue o mesmo processo de elaboração do resumo: introdução, desenvolvimento, conclusão e referências bibliográficas.

Por Marina Cabral da Silva




Brasil Escola nas Redes Sociais