Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Sistema de Chamadas

Sistema de chamadas se define por duas modalidades: uma pelo sistema numérico e outra pelo sistema autor-data.

Sistema de chamadas se caracteriza por duas modalidades: sistema numérico e sistema autor-data
Sistema de chamadas se caracteriza por duas modalidades: sistema numérico e sistema autor-data

Não abordaremos as características que norteiam o assunto em questão sem antes enfatizarmos um importante aspecto relativo à produção científica, que diz respeito à importância de reforçar sua capacidade argumentativa fazendo menção às ideias alheias, ditas por pessoas que possuem certa credibilidade junto à comunidade científica.

Estamos aludindo às chamadas citações, nas quais você faz referência ao pensamento de outrem, visto que este ou aquele autor menciona algo que condiz, que estabelece certa semelhança, com as ideias por você abordadas. Assim sendo, outro aspecto tende a se manifestar como relevante nesse ínterim – o fato de estas citações se encontrarem submetidas a um determinado padrão, fazendo parte de um conjunto de regras as quais devem ser obedecidas à risca. De tal modo, há um manual disponível que deve ser consultado sempre que nos encontrarmos inseridos nesta situação, fornecido pela Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT). Dessa forma, no intuito de indicar as fontes utilizadas no trabalho científico, deve-se ter em mente que, conforme a NBR 10520 (2002, p.3), “as citações devem ser indicadas no texto por um sistema de chamadas: numérico ou autor-data”.

Vejamos, pois, ambas as modalidades:

Sistema Numérico

Nesta modalidade de chamada as citações devem ter uma numeração única e consecutiva, colocada acima do texto por meio de um expoente, em algarismos arábicos ou entre parênteses. Constatemos o exemplo a seguir:

“As citações devem ser indicadas no texto por um sistema de chamadas: numérico ou autor-data”¹.  

Dessa forma, tendo em vista que ao final do trabalho haverá uma lista de referências organizadas em ordem sequencial, numérica e crescente, a presente citação deverá ser assim expressa:

¹ – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS E TÉCNICAS NBR 10520. Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação. Rio de Janeiro, 2002.

Sistema Autor-data

Neste sistema a citação é realizada por meio do sobrenome do autor ou pela instituição responsável, ou ainda pela primeira palavra do título (no caso de a obra não possuir autoria declarada), acompanhado da data de publicação do documento e página da citação, sendo estes separados por vírgula. Tal qual na modalidade anterior, na lista de referências deverá conter a referida citação de acordo com as normas. Vejamos:

Exemplo 1:

“Citação é uma inserção, num texto, de informações  colhidas de outra fonte, para esclarecimento do tema em discussão, para sustentar, para refutar ou apenas para ilustrar o que se disse”. (COLZANI, 2001)

Tal citação deverá ser expressa da seguinte forma, nas referências bibliográficas:

COLZANI, Valdir Francisco. Guia para redação do trabalho científico. Curitiba: Juruá, 2001. 

Exemplo 2:

Segundo Colzani (2001), “Citação é uma inserção, num texto, de informações colhidas de outra fonte, para esclarecimento do tema em discussão, para sustentar para refutar ou apenas para ilustrar o que se disse”. 

COLZANI, Valdir Francisco. Guia para redação do trabalho científico. Curitiba: Juruá, 2001. 

Esclarecimentos importantes:

* Quando o nome do autor estiver citado entre parênteses, conforme o primeiro exemplo, este deverá ser grafado com letras maiúsculas: (COLZANI, 2001)

* No caso de você utilizar citações em dois ou mais documentos de um mesmo autor, cujas obras foram publicadas no mesmo ano, os sobrenomes deverão  ser diferenciados pelo acréscimo de letras minúsculas do alfabeto após o ano, conforme nos demonstram o os exemplos abaixo:

(COLZANI, 2009a)
(COLZANI, 2009b)
(COLZANI, 2009c)

* Em se tratando da ocorrência de dois autores com o mesmo sobrenome e mesma data de publicação, basta acrescentar as iniciais do primeiro nome destes, conforme indicado abaixo:

(SILVA, M., 2009)
(SILVA, C., 2009)

Por Vânia Maria do Nascimento Duarte




Brasil Escola nas Redes Sociais