Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Projeto de Pesquisa

O projeto de pesquisa explicita as reais intenções propostas pelo pesquisador, abrangendo o foco, o interesse e o questionamento por ele determinado.

No projeto de pesquisa o pesquisador expõe suas reais intenções, ora propostas mediante o trabalho a ser realizado
No projeto de pesquisa o pesquisador expõe suas reais intenções, ora propostas mediante o trabalho a ser realizado

A começar pelo próprio sentido retratado pela palavra “projeto”, fica fácil compreendermos o porquê da existência dessa importante tarefa desempenhada pelo pesquisador. A partir do momento que você se presta ao exercício de realizar uma dada tarefa, possivelmente deve ter em mente as razões pelas quais o levaram a proceder como tal.

Dessa forma, vale ressaltar que o projeto de pesquisa se caracteriza como uma ação a ser desenvolvida, necessária por sua vez, e que antevê tudo que será desenvolvido mediante a realização da pesquisa, ou seja, nele o pesquisador revela suas principais intenções, explicita o foco, o direcionamento que o norteará, manifesta os reais interesses dele e ressalta acerca dos questionamentos que o instigaram a proceder desta ou daquela forma.

Caso aprovado, o autor da pesquisa parte para o destino final – elaborar o relatório, seja por meio de uma Monografia, seja por meio de um Artigo, o qual englobará tudo que foi planejado e colocado em prática, inclusive os resultados obtidos, e que agora se concretiza de modo formal, registrado. Normalmente, o projeto obedece rigorosamente a alguns critérios, previamente determinados. E é exatamente sobre eles que pretendemos falar, de forma a fazer com que você, caro pesquisador, mantenha-se informado acerca das principais características que o norteiam. Entre elas, destacamos:

1 – Escolha do tema

Por mais que pareça a parte crucial do trabalho, você não deverá concebê-la como algo natural, necessário. Para tanto, torna-se importante que você realmente tenha interesse em pesquisar acerca deste ou daquele assunto, caso contrário tudo se tornará um fardo, por vezes difícil de suportar. Outro aspecto que deve ser levado em conta é a necessidade de ele se mostrar afim, mediante a área por você atuada, como, por exemplo, caso seja na de ciências humanas, deverá estabelecer relação com essa. Procurar delimitá-lo representa uma habilidade de igual importância, haja vista que quanto mais abrangente, maior será sua dificuldade de estabelecer definições acerca do que de fato se pretende.

Imaginemos que você se disponha a pesquisar sobre a evasão escolar. Ora, ela tida como uma ideia genérica torna-se bastante abrangente. Dessa forma, eis que tal tema, ora delimitado, poderia ser sugestivamente assim expresso:

A evasão escolar na Escola “X”.

2 – Problematização (problema)

O problema a ser definido partirá de uma resposta que se busca por meio de uma problemática instaurada, a qual se tornará objeto de discussão. Faz-se necessário, portanto, que o problema seja definido por meio de uma linguagem clara e objetiva e, preferencialmente, partindo de uma interrogativa. Como exemplo, observe:

Quais fatores motivam a evasão escolar na Escola “X”.

3 – Justificativa

Determinado o problema, eis que surge a necessidade de apresentar as razões pelas quais levaram o pesquisador a realizar a pesquisa, levando em conta as contribuições dessa mediante a área do conhecimento em que se encontra inserido. Como sugestão, analise:

A evasão escolar se caracteriza por uma problemática de alta recorrência. Assim, analisá-la no sentido de tentar compreender acerca dos principais fatores que a desencadeiam representa um importante passo que, analisados de forma criteriosa, achar-se-á um meio de amenizá-la, para não dizer combatê-la.

4 – Definição dos objetivos

Como antes afirmado, nada será (ao menos é o que se espera) realizado por acaso, ou seja, todas as intenções serão norteada por um fim em si mesmas. Dessa maneira, os objetivos revelam o propósito do pesquisador mediante o trabalho por ele realizado. Tais intenções se materializam pelos objetivos gerais, os quais explicitam a ação que conduzirá ao tratamento da dificuldade abordada pelo problema. Tanto os gerais quanto os específicos são determinados por meio de verbos expressos na forma infinitiva.

Os específicos são demarcados por uma apresentação mais detalhada das metas a que pretende alcançar, levando em conta algumas particularidades. Uma vez estabelecidos, podem ser assim expressos:

Objetivo geral – Analisar os fatores que motivam a evasão escolar na Escola “X”.

Objetivo específico – Investigar a relação professor X aluno na Escola “x”.  A partir desse, vários outros (específicos) poderão ser exaltados.

5 – Hipóteses

Como se trata de uma questão a ser pesquisada, analisada, o pesquisador, por meio das hipóteses, expressa acerca das reais causas levantadas por meio da problemática, as quais poderão ou não ser confirmadas ao longo do trabalho e, sobretudo, ao final dele. A título de exemplificação, citamos duas delas (haja vista que poderão ser várias outras - criadas pelo próprio pesquisador):

- A falta de incentivo por parte dos familiares representa uma das causas da evasão escolar;

- A relação entre professores e alunos, vivenciada de forma desarmônica, influencia na evasão escolar.

6 – Fundamentação teórica ou revisão de literatura

Representa um dos importantes aspectos que também devem influenciar na escolha do tema, uma vez que somente argumentos elencados pelo próprio pesquisador se mostram insuficientes, fazendo-se necessário mesclá-los às opiniões de autores já consagrados pela comunidade científica. Assim, torna-se importante que haja uma literatura compatível com o assunto por você escolhido, no sentido de conferir um reforço ainda maior aos seus argumentos.

Metodologia

Caracterizá-la se torna bem simples ao passo que consideramos ser útil explicitar quais serão os métodos, os caminhos pelos quais se desenvolverá a pesquisa. Exemplo disso é que se você deseja realizar uma pesquisa bibliográfica, obviamente fará uso de distintas bibliografias que retratem sobre o tema em questão, as quais lhe servirão de coleta de dados. O mesmo ocorre com os demais procedimentos dos quais fará uso, seja por meio de observações, estudo de caso, levantamento, pesquisa experimental, participante. Em todos eles há de se demarcar a trajetória a ser percorrida, com vistas a chegar a um destino final, procedimento esse que representa tão somente a metodologia, a técnica a ser utilizada. Analise o que poderá servir de exemplo:

Tendo em vista os objetivos que se pretende alcançar por meio do presente trabalho, realizar-se-á (atenção aos verbos expressos no tempo futuro) uma pesquisa do tipo descritiva, cujo instrumento de coleta de dados será o estudo de caso, de forma a atender às expectativas ora propostas.

Cronograma

Trata-se do tempo por você planejado para executar todas as etapas que nortearão o trabalho. Assim, torna-se importante estar atento aos requisitos firmados pela própria universidade, sobretudo em se tratando do calendário de elaboração e/ou revisão previamente determinado pela instituição.

Referências (note que o termo “bibliográficas” já não mais existe, consoante as normas da ABNT)

Trata-se da elucidação (necessária, por sinal) de todos os documentos que lhe serviram de fonte de informação, sejam eles expressos por meio eletrônico (site), livros, periódicos, documentos internos, fichário de biblioteca, entre outros.

Por Marina Cabral da Silva


  • segunda-feira | 10/06/2013 | ester


    hum entendi rsrsrsrsr



Brasil Escola nas Redes Sociais