Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Objetivos da pesquisa científica

Os objetivos da pesquisa científica representam, além das intenções propostas pelo pesquisador, possibilidades de obtenção de resultados mediante o trabalho realizado.

Os objetivos da pesquisa científica são demarcados em duas categorias: gerais e específicos
Os objetivos da pesquisa científica são demarcados em duas categorias: gerais e específicos

O vocábulo “objetivo”, tomado em seu sentido genérico, denota pretensão, intencionalidade – finalidades sempre propostas quando se deseja buscar, descobrir e realizar qualquer ação.

No sentido de delimitá-lo, sobretudo remetendo ao universo da pesquisa científica, dá-se a entender que desde o momento em que o pesquisador se propõe a realizá-la, ele tem objetivos definidos. Nesse sentido, torna-se imprescindível compreender que todas as ações de um projeto de pesquisa mantêm entre si uma estreita ligação, ou seja, em outras palavras, é o mesmo que dizer que uma é continuação da outra. Explicitando melhor, temos que um dos momentos primeiros é a escolha do tema. Dessa forma, suponhamos que você decida pesquisar acerca de algum assunto, por exemplo:

* Evasão escolar.

Partindo dessa temática, você terá de elaborar um questionamento, o qual funcionará como uma mola propulsora que o (a) conduzirá a fazer descobertas acerca de tal assunto. Assim, partirá para a formulação do problema, resultando em algo semelhante a:

- Quais os motivos da evasão escolar no colégio “fulano de tal”?

Pronto! Partindo da situação-problema ora instaurada, chega o momento de demarcar os objetivos a serem alcançados mediante essa busca.

Um fator que prepondera, aliás, em todos os passos por você desempenhados, é ser claro e objetivo em tudo que faz, sendo que esta clareza tem tudo a ver com a linguagem a ser utilizada. Assim, norteados pela precisão, objetividade e clareza, elementos indispensáveis, os objetivos serão demarcados em gerais e específicos. Os gerais, analisados em seu sentido literal, apresentam-se como fruto de uma visão mais abrangente do tema a ser pesquisado. Já os específicos, como o próprio nome diz, resultam de uma concepção mais detalhada, pormenorizada, que se tem do fato em questão, caracterizando-se como mais restritos e concretos, pelo fato de se relacionarem de maneira direta com a essência do tema, particularizando situações.

Ambos, do ponto de vista técnico, deverão ser expressos por meio de verbos no infinitivo, tais como: analisar, descrever, relatar, propor, entre outros. Partindo dessa premissa e, sobretudo, tendo em vista que os objetivos não devem representar somente as intenções do pesquisador, mas também a possibilidade de se obter metas, resultados e finalidades que a pesquisa deseja atingir, constatemos abaixo uma listagem de verbos que se adéquam à delimitação desses:

Sugestões de formas verbais
Os verbos utilizados na delimitação dos objetivos são expressos na forma infinitiva

Por Vânia Maria do Nascimento Duarte




Brasil Escola nas Redes Sociais