Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Estrutura e elementos de um projeto de pesquisa III: Elementos pós-textuais

Estrutura e elementos de um projeto de pesquisa III: Elementos pós-textuais, Referências bibliográficas – obrigatórias, Apêndice - opcional, exemplo de apêndice, Anexo – opcional, exemplo de anexo.

Referências bibliográficas – obrigatórias

É a listagem alfabética de elementos descritivos para exata identificação das obras ou fontes efetivamente citadas ao longo do trabalho. Segundo a NBR 6023:2002 referência bibliográfica compõe-se de um “Conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual” (p.01).

Para fazer a lista de referências, cada uma delas deve ser alinhada à esquerda. São grafadas em espaço simples, mas separadas por espaço duplo.

Texto em espaço simples:
FREITAS, L. A moral na obra de Jean Piaget: um projeto inacabado. São Paulo: Cortez, 2003, 128 p.

Separação por espaço duplo:
FREITAS, L. A moral na obra de Jean Piaget: um projeto inacabado. São Paulo: Cortez, 2003, 128 p.

As pontuações seguem padrões internacionais e devem ser uniformes. As abreviaturas seguem as regras da NBR 10500:1988. Recursos tipográficos como negrito ou itálico são utilizados para destacar títulos. Mas adota-se um ou outro, e não os dois sobrepostos. O subtítulo não é destacado. Quando adotado um deles, é esse que deve aparecer nas demais referências.


Apêndice - opcional

É um documento elaborado pelo próprio autor. Tem como objetivo complementar a argumentação, sem romper a unidade do trabalho.
Devem ser expressos em maiúsculas (APÊNDICE), seguidas de letra maiúsculas (A, B, C), travessão (-) e o título que recebeu.
 

APÊNDICE A - Diagnóstico sobre a satisfação dos clientes do Supermercado “X”.
APÊNDICE B – Mapa esquemático do processo de qualidade.
APÊNDICE C – Estudos sobre treinamento em educação ética.


Anexo – opcional

É formado por materiais não elaborados pelo autor da pesquisa, mas que comprova os fundamentos da investigação, confirmando, validando ou ilustrando tópicos específicos do mesmo. Quanto à grafia, segue as mesmas regras do apêndice.

Anexo
 

 

ANEXO A – Pesquisa de opinião do Jornal “XX”
ANEXO B – Índices estatísticos fornecidos pelo supermercado “Z”
ANEXO C – Indicadores sobre consumo do IBGE.

Por Marina Cabral da Silva




Brasil Escola nas Redes Sociais