Dicas para apresentações no PowerPoint

Para uma apresentação de forma eficaz no PowerPoint, torna-se recomendável seguir algumas dicas
Para uma apresentação de forma eficaz no PowerPoint, torna-se recomendável seguir algumas dicas

Estar inserido(a) no universo acadêmico significa, sobretudo, estabelecer familiaridade com situações ligadas ao conhecimento, acima de tudo, testando, experimentando, analisando, enfim, tornando-se um quase que eterno(a) pesquisador(a). Assim, em meio a tantas atividades desenvolvidas, a participação em simpósios, paletras, workshops, seminários, mesas-redondas, congressos, enfim, torna-se uma prática recorrente na vida de quem compartilha essa vivência.

Tudo isso faz com que a utilização do PowerPoint torne-se uma ferramenta especial e o objetivo maior que se atribui a essa discusão é justamente compatilharmos acerca de algumas dicas que trarão a você subsídios necessários para as apresentações utilizando esta ferramenta, de modo a fazer com que o público que assistirá a você se sinta motivado a permanecer e valorizar o que está sendo repassado.

Partindo desse princípio, o primeiro passo, indiscutível por sinal, refere-se ao planejamento do que se deseja dizer, elencando as ideias principais, construindo um texto de forma clara, objetiva e coesa. Essas ideias principais sinalizam um dos pontos-chave, portanto devemos estar cientes de que somente elas deverão ser expostas por meio dos slides, o resto, obviamente, tem de estar minuciosamente “guardado” na memória e repassado de forma verbalizada. Tendo isso em mente, outro aspecto de notória dica diz respeito ao tamanho da letra utilizada, visto que chamar a atenção representa seu principal objetivo, e com o uso de uma letra  invisível, pouco prováveis serão as chances disso ocorer.

Procure, no mínimo, construir cinco slides e distribua as informações do jeito que achar melhor, lembrando que não é dispensável você colocar cada informação de modo particular, ou seja, se se tratar de apenas cinco, o importante é que cada um deles contenha uma. Recursos distintos, tais como imagens, músicas, entre outros, são também bem-vindos, no entanto, somente serão eficazes se realmente estiverem a serviço do que você está repassando. Dessa forma, devemos ser comedidos ao utilizá-los, justamente para não sobrecarregar a visão da plateia. Seguindo essa linha de raciocínio, em relação às ferramentas que o Word disponibiliza, o mais recomendado é que opções como itálico, sublinhado e negrito sejam evitadas, mas, em se tratando dos marcadores, seu uso pode se fazer presente no primeiro slide, no intento de proporcionar um norte para o interlocutor.

Enfim, tais elucidações provavelmente farão a diferença nesse grande momento, momento esse em que o artista principal é você, apresentador,  portanto não se apegue em fórmulas mágicas acerca da postura que deve assumir diante do público, haja vista que as pessoas são concebidas como ímpares, ou seja, cada um, à sua maneira, deve conduzir da melhor forma possível a sua apresentação.


Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

icone de alerta

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Monografias. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.