Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

A escolha do tema na pesquisa científica

Quando bem definida, a escolha do tema tende a proporcionar ao pesquisador maiores chances de se obter um bom resultado na pesquisa científica.

A escolha do tema, uma vez bem definida, tende a proporcionar bons resultados na pesquisa científica
A escolha do tema, uma vez bem definida, tende a proporcionar bons resultados na pesquisa científica

O assunto sobre o qual iremos discorrer nos instiga a retomar alguns conceitos abordados por meio do texto “Pesquisa científica: interesses e motivações

Diante das elucidações nele ressaltadas, um importante aspecto emerge de forma preponderante, o qual representa um dos primeiros passos a serem tomados mediante essa importante empreitada de se tornar um (a) pesquisador (a). Por excelência, a escolha do tema, por mais que estejamos conscientes de tal decisão, é uma tarefa que costuma ser um pouco árdua.

Pode até ser que algumas ideias comecem a entrecruzar entre si, mas uma realidade inquestionável também tende a tomar conta dos projetos, das decisões em questão. Esta temível realidade se define pelo fato de que a escolha que você fez pode ter sido a de outrem, e daí aquele questionamento parece rondar a todo instante: será mesmo que a temática escolhida terá alguma (ou nenhuma) relevância?  Assim, diante de fatores como esses, optamos por abordar acerca de alguns pontos que porventura o (a) ajudará a trilhar por caminhos mais estreitos, consequentemente menos sinuosos.

O primeiro deles diz respeito à importância de se optar por um tema com o qual você se identifique e, sobretudo, goste, pois de um aspecto todos hão de concordar: quando fazemos algo que nos proporciona prazer, as chances de “colhermos bons frutos” são bem maiores. Isso sem falar que se assim for, as motivações, os interesses em se dedicar, ainda que os esforços se encontrem além das possibilidades, serão ainda mais significativos.

Ao optar por um curso de pós-graduação, você não o fará por acaso, tampouco se sentirá sozinho (a), sem nenhum suporte com o qual poderá compartilhar rumo à concretização dos objetivos propostos. Dessa forma, um dos procedimentos é se interagir com as linhas de pesquisa abordadas no programa da pós-graduação que você optou por fazer, bem como seguir, sobretudo, os comandos proferidos por aquela que irá orientá-lo (a) durante o tempo que você estiver desenvolvendo seu trabalho.

Ao optar por este ou aquele assunto, obviamente que terá de compartilhá-lo junto às ideias de autores que também deram a contribuição necessária ao campo científico, ou seja, que trataram acerca do tema em questão. Nesse ínterim se faz necessária uma boa escolha, a qual lhe proporcionará a sustentação suficiente para a revisão da literatura. Fato é que as fontes de consultas, mesmo porque com o advento dos recursos tecnológicos, encontram-se ao nosso inteiro dispor, mas é preciso que saibamos filtrá-las, pautando assim nas informações confiáveis, seguras, haja vista a necessidade de obtermos a credibilidade por parte do público leitor. Dessa forma, ler é essencial, contudo, questionar-se a todo o momento promove a impulsão indispensável para novas descobertas. Descobertas essas que envolvem também o convívio com outras pessoas, tais como colegas de curso, professores de outras áreas, enfim, profissionais que já possuem um pouco mais de experiência, sem se esquecer do orientador, obviamente.

Outros dois pontos, sendo que um deles, diga-se de passagem, já mencionado, refere-se à aplicabilidade do tema escolhido, ou seja, a relevância para os estudos científicos de uma forma geral. O outro diz respeito ao caráter objetivo por parte do pesquisador, isto é, a importância de se manter claramente definido (a) rumo aos propósitos firmados, sempre se conscientizando de que, dependendo da escolha, pode ser que haja a necessidade de demandar mais ou menos tempo, e isso certamente fará a diferença no alcance, na materialização das expectativas conquistadas ao longo de todo esse processo. Por essa razão, procure se limitar ao máximo, sempre se apoiando nos prazos estabelecidos por este ou aquele programa de pós-graduação.

Por Vânia Maria do Nascimento Duarte


  • sexta-feira | 31/10/2014 | Jéssyca...


    Sou estudante de ciências contábeis estava pensando em fazer o meu projeto de pesquisa referente a corrupção alguma dica de tema ?

  • segunda-feira | 13/10/2014 | Pedro Monteiro


    Olá, Eu sou estudante de engenharia electromecanica, gostaria que me sugerissem um tema para minha monografia de licenciatura... Muito obrigado

  • quinta-feira | 21/08/2014 | sirnolia


    bom dia sou estudante de enfermagem...estou no quarto semestre ...preciso apresentar um trabalho(pesquisa)na matéria TDI 2...não tenho nenhuma ideia do tema. se poder mim ajudar por favo.agradeço

  • sbado | 08/02/2014 | Geisa


    Sou estudante de ciências biológicas gostaria de uma idéia de tema para um artigo ou o tcc. Por favor



Brasil Escola nas Redes Sociais