Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

República Velha e Rebelião da República Velha

República Velha e Rebelião da República Velha, as contradições e as varias possibilidades da velha república, a presidência de Deodoro, Floriano Peixoto, Revolta da armada, dominio oligárquico, consolidando a rapública do café.

As Contradiçoes e as Varias Possibilidades da velha República

República? Afinal o que era isso? Nossa historia não tem nada de natural e sim tinha um certo destino que tudo tinha que acontecer.

Vitoria de um projeto é a derrota de outros.

No começo da República aqui no Brasil surgiu varios Grupos sociais e cada um desses grupos sociais queria um tipo de Estado (República) que favorecesse seus interesses particulares e pessoal.se dividiam em clases Classes domintes e Classes baixas.

Classes dominante não queria república com democracia exagerada. Classes Baixas não queriam que suas condições de vida fossem piores do que no tempo da monarquia.

Alem disso, em cada grupo social havia diferentes ideias a respeito do tipo de governo que deveria ser instalado.

Havia membros da classe dominante que queriam a republica mas ainda havia alguns que sentiam saudade da monarquia. Entre os republicanos havia os liberais que queriam uma ditadura( os positivistas por exemplo)havia tambem os democratas radicais Jacobinos e os que defendiam limitções de direito do voto.

Hove muitas contradiçoes e varias possibilidades.

A república não foi instalada de modo democratico.e não teve nenhuma revolta da população, o povo assitiu tudo, e sem saber de nada aceitaram ser novamente Burro de carga, feitos de bestas tinha alguns que ainda aplaudia e nem sabia mesmo o que era que acontecia.

Tudo foi decidido pelo cacete pela briga e pelo o fuzivel.

Mas afinal onde estava onde estava os argumentos racional?.quem teve o papel fundamental para consolidação do Estado foram os Militares.Os dois preimeiro presidente foram militares daí mostra como que eles tiveram total influencia na consolidação do novo estado.Marechal Deodoro da Fonseca foi o que fez proclamação e depois entrou Floriano Peixoto.

Nem todos oficiais do Exercito eram positivistas nem todos concordavem com tudo,mas tinha algum em comum e que faziam todos falar a mesma lingua era a ideia de que o pais prescisava de um poder bem centralizado e quem sabe ate uma ditadura militar.

Bem que o Exercito tentou fazer de tudo para impor seu poder no começo da republica,tentanto eliminar todos os projetos mas logo foi caindo foi perdendo o poder e teve que ceder aos liberalistas os Grandes Fazendeiros pois é, seriam eles que ia controlar o pais por dezenas de anos.

Os militares teve seu curto tempo mas marcante.

A presidência de Deodoro: 1889- 1891

É sim teriamos um presidente,e claro uma republica mas o titulo certo deveria ser A PRESIDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL sim ele quis ele fez.e claro assumiu o comando e ditou, não era esse esperado começo de republica onde o povo era mandando,onde não podia abrir a boca nem fala o que ta errado.

Qualquer pessoa que fizesse oposição contra o governo poderia ser presa,e ate fuzilada,nossa alem de estar errado queria estar com a razão.

No começo não tinha eleição para Presidente e nem para o Congresso Nacional entaum fucionou o Governo Provisorio chefiado por Marechal Deodoro da Fonseca, sim e os outros eram nomeados por ele que era os governadores.

Ta já que hoje não somos presos por fazer oposição contra o governo podemos falar que aquilo que chama de “começo de uma republica”era uma verdadeira Ditadura Militar mas afinal era um militar que governava.

Mas ele era so um provisorio, isso que vem agora,em 1890 foi eleita a Assembleia Constituite onde a maioria dos deputados representava os latifundiarios.Nessa nova constituição seria feita pelos seus interesses.Os deputados e senadores nomeados pelo Deodoro,foram as urnas em 1891,mas a presão foi tanta que imaginaram fuzis apontados para eles assim fez de Marechal Deodoro da Fonseca Presidente.

O que foi uma pouca vergonha durante a escolha do Presidente da Republica, não importaram o que o povo ia dizer, nem consultou aquele que era o fundamental O Povo.

Deodoro morou em quarteis, e sua noção em politica era pouca era de uma visão de uma ditadura,onde o Brasil virasse uma caserna.

Mas Deodoro já vinha tropeçando já desde o governo provisorio e que havia muita corrupção e elas não paravam,Deodoro alem de ser um pessimo polico e presidente ainda era corrupto.

Foi varias vezes acusadode favorecimentode seus amigos corruptos.Deodoro ajudava ate a mãede ministro,aumentou soldados e tinha militares virando ministro com uma simples nomeação,isso era ridiculo Homens despreparados assumindo cargos por decreto.

Deodoro estava fazendo de nossa Republica a Casa da Mãe Joana.

Ajuadava seus compadres fazia festas com dinheiro que poderia estar realizando em obras.fazia obras publicas sem licitação para ajuadar seu compadres.O povo nem sabendo tava afinal o que é que estava acontecendo com essa tal republica?.

Deodoro era muito autoritario prendia adverssarios pessoais.Ele não estava se importando com nada afinal nomeava seus amigos a cargos de confiança que ate ra monarquista(Barão de lucema).

Nessa bagunça toda existia um Congresso e esse Congresso que era dominado por grandes fazendeiros se sentindo prejudicado tentou aprovar um lei limitando as responsabilades do presidente que estava agindo como um inrresponsavel.

Marechal que agiu como um irresponsavel e desrrespeitando a Constituição fechou o congresso.

Nossa que começo de Republica!

Floriano Peixoto 1891-1894

Entrou Floriano que era Vice.Inicialmente assumiu e logo reabriu o Congresso Nacional e suspendeu as medidas repressoras de Deodoro.

Tinha muita gente poderosa que não queria Floriano la e ate pediam novas eleições eram partidos de Deodoro,grupos estaduais derrotados,monarquista que sentiam saudades dos velhos tempo,e alguns oficiais da Marinha que sempre teve ciumes dos prestigo do exercito,bom uniram se todos contra Floriano Peixoto e criticaram violentamente.

Floriano tinha um jeito simples e humilde chamavam ate de caipirae provacava muitas risadas,tinha gente que falava que ele não durava muito, mas poucos lembravam de seu apelido que ele ganhou guando esteve no exercito Marechal de Ferro.

Ele tambem tinha apoio de grande parte dos cafeicultores.

Foi entaum que flçoriano mostrou que tinha ganhado esse apelido por que era sim o marechal de ferro, e floriano mostrou não ser nada democratico.Prendia quem fosse contra a Politica, O jornal e aos militares.

E guando o congresso começou a questionar a legalidade sobre a repressão ele chegou a prender 13 generais da oposição eles todos se aposentaram.

Revolta da armada – almirante custodio de melo sonhava em ser presidente juntamente com a marinha começou a dar tiros de canhão sobre o Rio de Janeiro a população do Rio de Janeiro e de Niteroi. E entaum lideram a revolta,nisso formou batalhões populares assim revoltados com tudo aquilo surgindo os Florianistas.

Dominio Oligárquico

Constituição de 1891

A classe dominante naquele epoca era as Oligarquias Rurais sim era elas mesma.É facil entender em cada estado da federação umas poucas familias de latifundiarios tinha controle da vida economica e politica dali.As principais Oligarquias mais importantes eram de São Paulo e de Minas Gerais. A constituição de 1891 foi a ferramenta principal para Moldarem elas e a politica Brasileira.

O voto não era mais censitario,como no império,agora todos poderiam votar mesmos os pobres,menos as mulheres,os analfabetos,soldados e padres.o voto era aberto isso é não era secreto. Mas as eleiçoes na Republica velha sempre era sinônimo de fraude,sendo sempre o vencedor o candidato do latifundiario o Coronel.na verdade era para medir força politica dos coroneis.mostraria contos eleitores dominavam.

Consolidando a República do Café

Prudente de Morais 1894 á 1898,no Governo de Prudente os cafeicultores paulista se consolidaram no poder,o preço do café estava caindo.

E os cafeicultoresprescisavem de uma ajuda que era um financiamento.mas como o governo segurava as emissões de papel – moeda para evitar a inflação o jeito foi eles recorrer a emprestimos entrangeirosai o governo reduziu bastante as tarifas alfadegarias,liberando as importções e abalando as poucas industrias nacionais.tentaram matar prudente mas o exercito não conseguiu e acabou atigindo o ministro da guerra, e entaum prudente aproveitou a imprudencia e começou umas series de prisões de inimigos politicos e ate fechamento de jornal.

Campos sales 1898 á 1902 instalou o novo regime repulblicano, o governo sales conseguiu segurar a inflação e renegociar a divida externa do brasil.ouve um esquema de harmonia entre oligarquias estaduais, a famosa politica dos Governadores..

O Dominio Oligarquico

O governo de poucos oligarquia não para todos e so quem tinha ligaçoes diretas com o poder.

Cada estado tinha sua oligarquia estaduais os governador,prefeitos,os deputados so poderiam ser eleitos se tivessem o apoio dessas grupos de familias poderosas.na epoca existiam os partidos (PRP,PRM,PRR).Existia as oligarquias mais importantes eram a de São Paulo era o estado mais rico,Minas Gerais era o segundo produtor de café e possuia também uma importante produção pecuária.

A Politica Café com Leite funcionavam de uma seguinte maneira, as elições na epoca eram uma farsa um jogo de carta marcadas eles so comentavam sobre cavalos do jóquei, as meninas do cabare e faziam uma gangorra O proximo presidente do brasil seria Paulista e depois Mineiro e, depois Paulista e depois Mineira e assim por diante.

Coronéis não Mandavam Tanto Assim

O coronel era o Latifundiario eles existem desde o imperio,os coroneis era chefe de municipios poderoso,e ricos,na cidade todos veneravam ele tinha respeito,mas as forças deles era politica.Quando chegavam as eleições eles distribuiam presentes para os eleitores e conseguiam controlar,ai as coisas geralmente era mais sultil ai não tinha rivalidade jagunços armados,davam festa na cidade.e em troca pediam votos claro que indicado pelo o coronel.uma verdadeira barganha de favores presentes x votos.

Muitos coroneis era compadre de muitas crianças,da cidade eles tinha alem de tudo isso um interesse de voto.E os coroneis agradavam todos da familia com presentes.

Mas muitos coroneis prescisam de seus governadores não tinha autonomia e entaum teriam que apoiar o governador.E em troca garatiam trocas puxavam em obras publicas como pontes,estradas,açudes,reformas de praças matriz.geralmente os coroneis eram subordinados aos governadores,não eram um ajutamente de corneis.mas sempre os coroneis tinha o controle da cidade do interior os grandes coroneis criador de gados,tinha coronéis famosos,como Horácio de Matos,que controlvam inumeros de municipios com homens armados e mal encarados.

Outros Oligarquias

Vamos falar agora do Rio Grande do sul,os fazendeiros de la eles estavam ligados ao mercado interno.Vendiam Charque.Era uma carne que tinha forte presença,nas marmitas da população pobre do sudeste e do nordeste.

Por isso eram prejudicados pelo o governo por que ele priorizavam os cafeicultores.eles eram muitos sensiveis ás condições de vida dos pobres,por que eles eram os grandes compradores e consumidores da carne seca.

No nordeste as oligarquias estavam desunidas.afinal as oligarquias dali tinha preocupação com o governo para na deixar de gastar.

Espada no Café com Leite

Os cafeicultores paulista tinha o partido mais organizados do brasil na época era o PRP que elegeum tres presidentes Prudente de Morais,Campos Sales e Rodrigues Alves.

Afinal a republica Café com Leite funcionava,de uma seguinte maneira um pouco era Minas gerais e depois os paulista so que na verdade tinha o Rio grande do sul que era terceira maior oligarquia do pais na epoca.

Economia:O Café e um Rei em Decadencia

Os mais Poderosos da republica velha eram os cafeicultores,e o Café era o principal produto de exportação do Brasil, so que sua situação finaneira estava ficando Preta.

So que para mater os lucros, os cafeicultures mandavam plantar mais ainda.o que acabava levando, pouco depois, uma nova queda no preço internacional oferta > procura.

Muitas as vezes,por problemas finaceiras o governo alterava a taxa cambial.A moeda brasileira passava a valer menos do que a estrangeira.Assim, o exportador ganhava muitos réis a mais por libra vendida para os estrangeiros.Em compensação tudo que fosse importado seria mais caro.

A desvalorização cambial da moeda nacional é boa para quem exporta e ruim para quem importa.

E todas que nossa moeda desvalorizava passavamos a dever mais ainda aos Banqueiros.

Os tempos da Borracha

A moda agora é andar de Bicicleta,automovel e tudo tinha a ver com a Borracha.

Já no século XX so as elites tinha direito de transporte novo o Automovel que tinha pneu que era feito de borracha.

1890 e 1913 o Brasil se tornou-se o maior exportador de Borracha do mundo.Tudo era originados da amazonia.

Os coitados do nordestinos iam para amazonia tentar nova vida na amazonia,para trabalhar como seringueiros.la era uma vida infernal,calor umido,entre doenças,mosquitos e cobras. E compravam fiado no barracão dos latifundiarios( Comidas,ferramentas,roupas), e no final sempre deviam mais do que recebiam .

As seringueira não eram plantadas,eram encontradas naturalmente na floresta.

A febre da borracha provocou o delirio da construção da estrrada de ferro madeira-marmoré,que ligava guarujá-mirim a porto velho.

Compromisso brasileiro assumido no tratado de petropolis.Fundamental para a Bolivia por que escoaria sua produção de borracha pela navegação no Amazonas.entaum contratou a empresa americana para fazer a obra.Ela pertencia a um milionario da Pensilvânia,percial Farquhar,que já tinha ações de quase todas as ferrovias do Brasil, de Cuba e de paises da America Central.Sonhava e ser o rei dos trilhos na america latina.

Veio povos de todos os lugares com sonhos de sálarios maiores, so que la era o fim do mundo.

Mais o clima era de faroeste,brigas causadas por bebidas e muitos desentendimentos.Morriam de moscas e atacados pela malária.Os indios Caripuna,furiosos com a invasão de suas terras,aarancavam trilhos e mandavem flechas.Os medicos não sabiam explicar por que os Homens enloqueciam no meio da mata.

Isso so foi piorando,homens morrendo e a borracha foi caindo por que na asia estvam produzindo um pouco menos mas já afetava o Brasil.e assim caia a produção de latex que saia da arvores naturais as nativas.

E a decadencia foi certa.

Nem só de Café Vivia a República

No sécula XX O cacau plantado no sul da Bahia Chegou a representar 4% de nossas exportação.Os coroneis bainao enriqueceram,na colheita do cacau mulheres trabalhavam igual os homens.

So que o problema do preço do cacau vieram quanto as plantação nas colonias britanicas na Africa começaram a dar resultados.e como sempre a concorrência internacional atrapalhando e exportação brasileira.

Já no sul tinha a pecuaria durante a primeira guerra mundial ele foram beneficiados por exportar carne para a Europa.mas chegou uma hora que os estancieiro do sul começou a ficar indepedentes dos frigorificos americanos.

O Algodão era exportado em quantidade,mas o crescimento industrial do Brasil começou a absolver cada vez maiores dessa matéria prima.por isso durante 20 anos São Paulo se tornou o maior produtor,muitas vezes o o algodão era plantados entre as fileiras de café.

Açucar no nordeste passou a ser um processo de modernização.Os antigos engenhos passou a ser substituido pelas usinas,que utilizavam maquinas e pagavam o menor sálario do pais.

Problemas Financeiros

A inflação já estava crescendo muito e isso já vinha desde o segundo imperio e piorou no governo irrepondavel de Deodoro da Fonseca.

Já no governo de Rui Barbosa,ele tinha muitas ideias para o Brasil mas como?

Foi que ele teve uma ideia muito simples,ele autorizou que os Bancos pudesse emitir papel-moeda,eles pode fabricar dinheiro.E dentre estes o Banco mais famoso era o de Francisco de paula Mayrink,que ficava no Rio de Janeiro.

Assim todos que queriam fazer um emprestimo para abrir uma fabrica já onde arrumar.Claro que existia limites para fabricar esses dinheiro,Além disso Rui bolou um plano onde parte desses lucros fabulosos dos bancos seria passada para o governo,assim pagaria a divida pública.

A quantidade de fazer dinheiro so poderia ser no limite de sua produção(proporcional).Ai vem o dinheiro desvaloriza,Ele compra menos e isso se chama inflação.

Os latifundiarios tinha medo da intranquilidade financeira.Poucos lhes importavam o crescimento industrial.

Mas e claro os latifundiarios estavam mesmo preocupados com seus café e com tarifas alfandegarias que protegiam brasileiras por que poderiam prejudicar os importadores.

Na verdade a situação do Brasil so foi piorando no Governo de Prudente de morais e de Campos Sales,era uma politica deflacionaria.A divina do pais estava gingantesca e claro os juros cada ves horrorosos,poxa todos eles empurravam com a barriga,pagavam juros com mais emprestimos,pagavam uma e faziam outra.

A situação do pais so piorava,o povo estava descontente, e atacava os politicos, com objetos.Isso ia provocar varias revoltas vinda do campo.

Rebeliões Camponesas

Muitos campones vinha trabalhar para alguns latifundiario de graça, em troco recebiam um terrinha para plnatar sua roça e dar duro sol a sol.Era uma certa parceria um tipo aluguel.

E com isso poderia produzir o que quizesse na sua roça.Mas tinha alguns fazendeiros que queria ampliar, suas criação de gado e aumentavam o pasto,assim tinha que desabrigar quem morava ali naquele espaço,e quando não entravam num acordo era meio convencido a base da espingarda e no braço de seu jagunço mal encarado claro que a mando de seu coronel.

Trabalhava muito não viam medico e nem escolas para seu filhos, e as vezes passavam fome.

Foi entaum no sertão da Bahia num lugarzinho abandonado que fez uma rocinha e depois veio mais gente para plantar e morar ali,chegavam outros para abrir uma vendinha ali,uma oficina de sapato, e derrepente forma uma comunidade chamada Canudos.

Naquela vila morava homens e mulheres, sofridos, de um olhar profundo que chegava doer o coração,homens que cansara de ser explorado pelo o dona de terras que tomava refresco enquanto ele se ralava no sol ardido do sertão.Eram humides e religiosos.

Mas la tinha um lider, o lider dos canudos Antônio Consellheiro ele falava,ele pregava.

Falaram que Antônio era louco que na naquela comunidade so havia fanaticos, a Igreja catolica achava ruim por que Antônio pregava no lugar dos padres.O povo do criticava Prudente de Morais falavam que ele não conseguiria conter esses povos,que eram considerados monarquistas.

Ate que entaum 1897 o exercito enviou 8 mil homens para acabar com os canudos,mas antes já tinha indo varios nomes famosos de coroneis bom de briga láum deles é,Moreira Cesar.

Euclides da cunha descreveu o massacre e nem crianças escaparam,milhares de pessoas foram trucidadas pelo exercito.

Assim quinze anos depois resolveram fazer um linha de trem,ligando São Paulo ao Rio Grande do Sul, grandes instalações de madereiras estvam deixando muitas gente sem suas terrinhas.Assim com tudo isso surgiu um Lider do Contestado o Monge José Maria, que defendiam a criação de uma sociedade igualitaria com distribuição de terras.Entaum o governo respondeu de uma forma moderna, usou ate avião para massacrar aqueles camponeses 1915.afinal surgiram tantos revoltas,greves que o Brasil na revolta do campo já tinha acontecido tantas coisas.....

O Cangaço

Virgulino Ferreira da Silva e sua Historia pelo cangaço.

O mais conhecido como Lampião e um dos famosos cangaceiros,viu quando criaça seus pais morrer pelos jagunço de uma coronel,entaum fugiu para o sertão com um bando de cangaceiros.Casou com Maria Bonita,que passou a ser sua companheiro de asslatos em faznedas,mas eles assaltavam e distribuia para o povo.Ele casou com Maria Bonita e teve uma filha.Eles ficava nas Caatinga do Ceara e Bahia.Eles poderiam ser violentos e ate estrupavam, atacavam fazendas,eram violentos e ate matavam a sague frio.Entravam na cidades pequenas para roubar.

Os jagunço e as policias eram iguais pois eram violentos.Eles não constetvam os valores dos Coroneis nem a estrutura Nordestina.

Eram violentos por que sua cidade era violenta.Teve muitos chefes de cangaço que montou aliança com coroneis.pois tinha uma rivalidade entre coroneis,pois invadiam a fazendas de seus inimigos.

Os cangaceiros roubaram tanto que ate acomulavam fortuna apesar da pobreza do nordeste.

Mas fizeram uma tocaia para Lampião e maria bonita e foram mortos em 1938.De um modo em geral sera que os cangaceiros tiravam dos ricos para dar para os pobres? Será que eram Heróis?ou isso não passou de uma aventura de um povo ou de um grupo revoltado com aquilo que viviam a manda de coroneis donos de um bom pedaço de terra.

Cabe o povo nordestino dar está resposta,por tudo isso ficou e vai ficar na memoria do povo.

Padre Cícero 1934

Sim mas como depois de sua morte ser considerado um santo?

Padre Cícero desenvolveu muitas coisas no nordeste aliado com coroneis que liberava verbas.Fez postos de Saúde,orfanatos,escolhinhas.Sim mas como que ele recebeia tudo isso e em troca.Tinha votos muitos votos de seu devotos.Ele fez parte de um esquema chamado clientelista que garantia o poder dos coroneis.Cicero mobilizou varios sertanejos,com suas caridades e de projetos que muitos governo não desenvolvia,e em troca dava a eles o voto de cada nordestinos...

Rebeliões na República Velha

O Velho e o Novo

Sim teremos algo novo,só algumas coisas que muda.Grande parte do Brasil moderno foi gerado a partir daqui.Sim muitas revoltas mas foi daqui ,onde teve o crescimento das cidades Importantes,a mente da população foi modernizando,o capitalismo já predominava, e tambem o crescimento industrial.

O surgimento de novas Oligarquias que queriam governar o pais com muita tranquilidade.

A Revolta da Vacina

A Historia a seguir de de dar muita risada das influencia de pessoas que achavam que tudo se mudava do dia pra noite.

Não e bem assim.A Modernidade da epoca fazia a cabeça da Elite Brasileira na epoca,foi tanto que subiu pra cabeça.

É acredite os medicos,os engenheiros ganhou, poder juntos aos governantes,e que antes so eram confiados aos advogados etc.

Foi ai que surgiu muitas ideias,mirabolantes,claro baseando a um exemplo.

Eles queriam comparar o Brasil da epoca com Paris,é serio,queriam comparar o Brasil de Cortiços,de epidemias,de doenças.Com a cidade da luz.

Foi que o governo queria lançar o progresso.Tirar as pessoas que moravam nos cortiços e casa velhas para transformar avenidas,museu etc.

Mas como eleminar as febres,epidemias,a malária e a variola.

Foi ai que Oswaldo Cruz,pediu o exterminio de ratos e mosquitos.

Funcionarios não tinha do de subir morros onde moravam os mais pobres para derrubar casa e desbrigar pessoas que moravam no cortiço.

Foi entaum que naquela epoca 1904 explodiu a noticia que todo mundo teria que tomar a vacina contra a variola.Naquela epoca nem intelectuais sabiam que o que era vacina.

E o governo nem se importou em esclarecer e tirar duvidas.Os governantes se achavam donos da verdade Falou e acabou.

Agora quem ia ter coragem de ter o braço furado com uma agulha sem nem saber o que ou pra que serve.O governo nem se importou com o pobres.Ai sai o Boato que a tal vacina seria aplicado na virilha hum que boato hein.O povo tão inocente acreditou que ficou sendo verdade.Agora quem iria deixar,um homem do governo aplicar um negocio que disse que e bom e ainda apalpar uma coisa tão intima?Essa pergunta fica sem resposta.

O resultado vem logo no dia em que ficou marcado para ser vacinado ninguem apareceu.Ai as vezes do governo fazer uma campanha de esclarecimento a todos,não fez uma lei quem não deixasse aplicar a vacina iria preso.Olha um cara desse não sabia no certo o que fazia.

Faltava a dimensão republicana da politica ou seja o livre debate de ideias e mais esclarecimentosdas coisas.Afinal eram gente e não animais...

Revolta da Chibata (1910)

A vida de uma marinheiro não era facil,trabalhava e ganhava pouco e ainda num ambiente sem higiene.

E pra variar os marujos podiam ainda ser punidos em pleno sécula XX com chicotadas e isso mesmo um modelo de escravidão.

Entaum os Gvernantes aqueles positivista dominate que pensou em modernizar a marinha claro não politicamente,eles compraram navios de Guerras vindo da Iglaterra.

Mas alguns marinheiros eram enviados para a inglaterra para receber de la instrução.

Foi entaum que descobriram que na Inglaterra,que os operarios sabiam que o principal direito era o direito de lutar por seus direitos.

Assim vieram de la com muitas instrução maior delas e não aceitar humilhações e ganhar um melhor salario.E logo foram escrevendo uma petição para seus comandantes.

Foi entaum que os marinheiros tomou os navios e expulsou os oficiais para a terra.E foi liderado por um cabo semi-analfabeto chamado por João Cândido.O Almirante Negro. Eles ameaçavam bombardear bairros elegantes se não fossem atendido,e falavam serio e tinha cerca de mil tripulantes que estavam carregado com uma artilharia de capaz de varrer o Rio de Janeiro do Mapa.

Os governos não tinha capacidade de reprimir a revolta.Nisso os operarios começaram a entrar em greve por solidariedade aos marujos.

Entaum foram atendidos e começaram a receber um salario um pouquinho melhor e acabou-se o chicote.Claro receberam promessas de que não seriam punidos.

Mas claro que as autoridades não iriam suportar a insolência dos marinheiros e preparavam uma vigança.

Na calada, esperam tudo voltar ao normal e pegaram os marinheiros desarmados.Centenas foram mandados embora da marinha ou enviados para trabalhar forçado no Acre.E muitos fuzilados.

Mas joão Cândido foi punido com severidade,mas sobreviveu.Mas morreu esquecido como um pescador depois de varias perseguição.

Imigrantes Continuavam Vindo

O Brasil e o pais do Indio,do Africano do Europeu e ate do Oriente.

É Durante a República Velha chegaram quase 4 milhões de imigrantes estrangeiros no Brasil.

O governo republicano já foi logo avisando que todos os imigrantes estrangeiros que nada declaresse,durante seis meses Tornar-se-iam

Cidadões brasileiros,claro que com isso estimulou para a imigração vir mesmo para o Brasil.

A grande maioria veio antes de estourar a Primeira Guerra Mundial (1914).Depois que ela acabou (1918) veiram mais.

O sudeste e os Sul ficaram quase 95% dos imigrantes,sendo que metade deles foi para São Paulo.

O Caminho da Indústria

Republiva Velha foi onde se firmou nossa Primeira Revolução Industrial.Não havia ajuada do governo,mas sabe por que por que os politicos estavam ligados aos latifundiarios e dominados pela crença tradicionalista que que o Brasil deveriam ser um pais Agrario.

A industria nunca combinou com nossas tradição,antes elas serviam apenas para fazer roupas pra os escravos e ainda eram poucas,para fazer umas roupas mais ordinatias.1866 na Bahia tinha cinco entre as nove que existia no Brasil.

No seculo XX,algumas indústrias se instalaram no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais,mas as principais se instalavam do Rio de Janeiro e São Paulo.

Uma fabrica não surge do nada,existia Pre requisitos.mão de obra barata,mercado consumidor,e chances de obter altos lucros.No rio de Janeiro a capital rirava em torno do Café.Os banqueiros da era do Café, foram eles que colocaram dinheiro nessas fabricas.Gente pobre era o que não falatava disposta a trabalhar.porto ativo,e as ferrovias ,e o extenso mercado consumidor.

Saão Paulo tambem foi o mais favorecido.Suas primeiras fabricas apareceram por volta 1870 mas o trem ficou bom mesmo em 1890.e mais uma vez o capital de investimento veio do café.e como ninguem São Paulo era rico em café graças a suas terras roxas boas e daquele bando de imigrantes que chegaram no momento exato.

Quando as exportação de café iam bem as industrias se multiplicavam.

A grande parte da mão de obra fabril era formada po imigrantes,eles tinham mais e estudo e conheceimento tecnicos e era por isso que eram concorridos.Chegaram alguns ate enrriquecer,mas as vezes já traziam alguma graninha guardada da sua terra natal chegavam aqui trabalhava mais enrriqueciam e montavam um escritoriozinho.Matarazzo foi um Italiano que vem com uma graninha de la,chegou aqui trabalhou um pouco mais montou seu escritorio e ficou milionario.

Claro que teve outros fatores que ajudou o desenvolvimento industrial no sudeste as Hidreletricas e portos para o carvão a matéria prima era disponivel e barata.

A concorrencia atrapalhou um pouco,mas durante a primeira guerra mundial essa concorrencia diminiu um pouco.

Tinhamaos de Importar as máquinas pra as fabricas,e a grande alternativa era recorrer ao EUA.

Teve a desvalorização cambial da moeda brasileira (isso beneficiava aos cafeilcutor)por que deficultva as importações.

Industria Brasileira e de bens de conusmo os tecidos,cigarros,couros, e uma tecnologia disponivel.

Afinal sempre vamos sair perdendo em máquinas.

A Pátria Imperealista:

Investimento de Fora

O Imperealismo Britanico ajudou e influenciou muito o Brasil na República Velha.

Os banqueiros ingleses imprestavam dinheiro aos cafeicultores ate para o governo pagar suas dividas e para construir portos,ferrovias,e para aparelhar forças armadas.

Os bancos inglês lucrava mais do o proprio Banco do Brasil.

Os capitalista ingleses tornaram-se donos de caompanhias as estrada de ferro empresa de água luz eletrica.

Lutas Operáias

Proletariado não podemos falar no Brasil na época da Industrialização sem se esquecer desse fato marcante que foi o Proletariado.

A vida do proletariado na República Velha não era facil muito serviço Poucos direitos,pra começar sua jornada de trabalho era de 14 horas e podia aumentar clara amigo incluindo o Sábado.nao havia essas regalias de Férias 13º,indenizações,aposentadoria.

Nada que ficasse velho ou impossibilitado tinha que receber ajuda dos outros.Criança na fabricas com apenas 10 anos trabalhando e fazendo serviço de gente grande.Os salários so baixavam e enquanto o preço subia.

Comparando a pobresa junto com a riqueza dos emprezarios.Eles tinham modormias bebiam champanhe ia pra a Europa e voltava falando Francês.E aqueles que moravam no cortiço cheios de doenças,baratas,ratos,mosquitos.Ah eles so moravam la por que eram preguiçosos.

Mas será mesmo?

No começo os Proletariado formou associações para se defender do mutalismo.nessas associações elas recolhiam mensalidades de cada um no caso que machucassem ou fossem despedidos poderiam pegar esse dinheiro que ficava numa caixinha claro que pegam emprestado.Em 1870 começou a surgir os embriões dos sindicatos.

E ai logo surgiu a primeira greve 1857 era dos operarios de uma tipografia de jornal.As greve eram consideradas um crime comum, e muitas as vezes a policia mandavam balas no meio de grevista.

Em 1907 saiu uma lei que autorizava os sindicatos funcionar,mas mesmo assim os lideres de sindicatos eram perseguidos,a policia pregava o pau neles mas eles eram unido e resistiam.

Portanto o Anarquismo é uma teoria política que defende a criação da anarquia, uma sociedade baseada no máximo de “não governantes”. Para conseguir isto, “em comum com todos os socialistas, os anarquistas asseguram que a propriedade privada da terra, do capital, e do maquinário já teve seu tempo; e está condenada a desaparecer: e que todos os requisitos para a produção precisam, e serão, transformados em propriedade comum da sociedade, e serão administrados em comum pelos produtores da riqueza”. E... eles sustentarão que o ideal na organização política da sociedade é alcançar uma condição onde o funcionamento do governo será reduzido ao mínimo. . . [e] que o desejo final da sociedade é a redução das funções do governo ao nível zero—que é, para uma sociedade sem governo.

Portanto, o anarquismo é tanto positivo quanto negativo, por ser ao mesmo tempo uma análise e uma crítica social a uma sociedade que nega aquilo que o homem necessita. Estas necessidades, apenas para citar as básicas, são liberdade, igualdade e solidariedade.

“os trabalhadores farão suas proprias regulamentações, decidirão quando, onde e como as coisas serão feitas”. Apenas dessa forma os trabalhadores livrarão a si mesmos “da terrivel escravidão do capitalismo

Um papel muitoImportante foi feits pelos os Anarquistas.E foram os Italianos que trouxeram essas ideiais pra Cá.

Ou seja começaram a fazer com que os operarios tivessem orgulhos de si mesmo.e mostrou seu papel de transformar a sociedade.

Comunistas

O Partido Comunista Brasileiro (PCB) foi fundado em Niterói a 25 de março de 1922 por, entre outros, Astrojildo Pereira, contando então com 73 militantes. O nome de fundação do partido é “Partido Comunista do Brasil” e foi mantido até 1960.

O PCB é um partido político brasileiro, ideologicamente baseado em Marx e Engels; e de organização baseada nas teorias de Lênin. E seu símbolo, segundo seus estatutos, “é uma foice e um martelo, cruzados, simbolizando a aliança operário-camponesa, sob os quais está escrita a legenda PCB - Partido Comunista Brasileiro”.

Segundo, também, seus estatutos, tem sua origem com a fundação do Partido Comunista do Brasil (PCB), em 25 de março de 1922. Porém, seguindo uma tendência mundial entre os Partidos Comunistas em 4 de abril do mesmo ano, é publicado no Diário Oficial da União sua fundação, porém com o nome de PC-SBIC (Partido Comunista - Seção Brasileira da Internacional Comunista), portanto, sendo o partido mais antigo do país, se considerarmos os seus 60 anos na clandestinidade.

Já em junho do ano de fundação, o governo Epitácio Pessoa o coloca na ilegalidade. Conquista a legalidade em janeiro de 1927, quando elege Azevedo Lima para a Câmara dos Deputados. Mas, logo em agosto do mesmo ano volta a ser ilegal.

OsComunistas eles realmente cometeram varios erros,no Brasil e no Mundo

Já contando com Luís Carlos Prestes - que haveria de se tornar o seu dirigente mais conhecido - o PCB participa da Aliança Libertadora Nacional (ALN) que promove a insurreição de novembro de 1935, conhecida como a Intentona Comunista. Derrotada a insurreição rapidamente, intensifica-se o processo repressivo aos setores oposicionistas, que irá culminar com a instauração da ditadura do Estado Novo em 1937. Com a maioria de seus dirigentes presos (inclusive Prestes, desde 1936), o PCB se desarticula completamente, até que em fins de 1941, grupos isolados no Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia iniciam a reorganização do partido, no que ficou conhecida como “Conferência da Mantiqueira”, clandestina. Tinha á frente entre outros o comunista baiano Milton Cayres de Brito.

Em 1945 Prestes e outros dirigentes são anistiados e o PCB retorna à legalidade, obtendo seu registro eleitoral. Nas eleições presidenciais, realizadas em dezembro, o PCB lança a candidatura de Iedo Fiúza e obtém cerca de 10% do total de votos, tanto para o candidato apoiado como para a chapa do partido para a Assembléia Nacional Constituinte, elegendo 14 deputados federais, sendo um deles o próprio Prestes. Com cerca de duzentos mil filiados em 1947, seu registro é novamente cancelado em abril deste ano pelo Tribunal Superior Eleitoral, no governo do marechal Eurico Gaspar Dutra, e, no ano seguinte, seus parlamentares são cassados.

Em 1956, sob o impacto do XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética (PCUS), instauram-se divergências internas profundas, que fazem o partido perder um número expressivo de militantes, dirigentes e intelectuais. É lançada a famosa “Declaração de Março” de 1958, na qual o partido começa a discutir mais a fundo a questão democrática.

Em setembro de 1960 o PCB decide instituir uma campanha para a conquista da legalidade, o que o faz, inclusive, adequar-se juridicamente, alterando sua denominação de Partido Comunista do Brasil para Partido Comunista Brasileiro, mas mantendo a sigla PCB. Posteriormente, o nome Partido Comunista do Brasil, com a sigla PCdoB, é restaurado por uma dissidência interna, que cria, em fevereiro de 1962, uma outra organização política.

O regime militar instituído em abril de 1964 impôs ao PCB mais um longo período de clandestinidade. A repressão que se seguiu ao golpe, afetando o conjunto das forças democráticas, atingiu fortemente o PCB. A recusa ao foquismo e às várias formas de intervenção armada propostas por diversos grupos de esquerda custou ao PCB a perda de importantes dirigentes, entre eles, Carlos Marighella, Mário Alves, Jacob Gorender Jover Telles e Apolônio de Carvalho. Os anos seguintes (principalmente a partir do Ato Institucional Número Cinco, de 13 de dezembro de 1968), foram de intensificação da repressão. Entre 1973 e 1975 um terço do Comitê Central foi assassinado e centenas de militantes submetidos à tortura, alguns até a morte, dentre os quais destacam-se o jornalista Vladimir Herzog, o operário Manuel Fiel Filho e o dirigente da Juventude José Montenegro.

Com a conquista da anistia em setembro de 1979, retornam dirigentes e militantes que estavam no exterior, mas novas divergências internas - que já estavam se expressando no exterior - culminam com a saída de Luís Carlos Prestes e do grupo que lhe dava apoio. Assume então, como Secretário-Geral, Giocondo Dias.

Em 1985, com o fim da ditadura militar e o início da Nova República, tanto o PCB como o PC do B voltam a funcionar como partidos políticos legais. O PCB, defendendo a bandeira da luta pela democracia através da formação de uma “frente ampla” desde 1965, presta apoio à transição democrática e aos primeiros anos do Governo de José Sarney.

O PCB possui representação parlamentar, com cerca de 20 vereadores e dois vice-prefeitos, além de um deputado estadual, no Amap&aa

Por Elison Oliveira


  • sexta-feira | 14/12/2012 | mathias


    muito bom me ajudou muito



Brasil Escola nas Redes Sociais