Receba novidades em seu e-mail
OK
Área do usuário

Trefilação

Trefilação, Saiba o que é trefilação?, Qual é a sua finalidade, Como ocorre a Trefilição, Qual a matéria prima empregada pela trefilação.

O que é trefilação?

Trata-se de um processo mecânico que confere ao material precisão dimensional e melhores propriedades mecânicas.

Qual a sua finalidade?

A finalidade do processo de trefilação é a obtenção de fios de dimensões, acabamento superficial e propriedades mecânicas controladas.

Como ocorre a trefilação?

A trefilação ocorre pelo pelo racionamento de uma barra , fio ou tubo através de uma matriz com perfil semelhante ao mostrado na Figura 1. Desde que a seção transversal da matriz seja sempre menor que a peça trabalhada, o processo de trefilação ocasionara uma redução em área e um aumento no comprimento.

Qual a matéria prima empregada pela trefilação?

A matéria-prima para trefilação, comumente denominado fio-máquina, é o arame laminado a quente que não se fabrica em diâmetros menores que 5,5 mm. Por outro lado, ao longo das etapas de trefilação o material é encruado, ou seja, sua resistência mecânica cresce à medida em que a redução de área aumenta.

Desta forma, em função das características do fio-máquina laminado a quente, das características finais do produto ou da necessidade de uma maior redução de área, faz-se necessário um tratamento térmico de recozimento.

Durante a trefilação, que é realizada abaixo da temperatura de recristalização, o fio sofre um aumento da sua resistência mecânica e de redução da sua ductilidade, devido à deformação plástica, caracterizando o denominado efeito de encruamento. Acima de um certo grau de encruamento não é mais possível trabalhar o fio, sendo então necessário, para o prosseguimento do processo de trefilação, a aplicação de um tratamento térmico [Paparoni,19..]. Bresciani [1991], afirma que o controle das propriedades mecânicas do fio durante o processo de trefilação é muito importante para que este possa ter prosseguimento, sem ruptura do fio, e para que o fio, ao final do processo, apresente as características dimensionais, mecânicas e metalúrgicas exigidas por sua utilização.

O tratamento térmico mencionado, é comumente denominado de recozimento, que pode ser contínuo em fornos contínuos ou estacionário em fornos de campânula ou poço. Portanto, a ductilidade é fator primordial, no caso da trefilação, pois é a propriedade que indica a capacidade do material sofrer grandes deformações permanentes numa determinada direção, sem ocorrer ruptura. Representa a maior ou menor possibilidade do material ser alongado. Normalmente o recozimento dá-se em fornos de atmosfera protetora isenta de oxigênio ou de outros gases contaminantes.

Texto gentilmente cedido por André Luiz Scirre

Universidade de Mogi das Cruzes

Por Equipe Brasil Escola




Brasil Escola nas Redes Sociais