História

A História é uma ciência que tem como objeto de estudo as ações do homem no tempo e espaço durante a passagem temporal, portanto, dedica-se ao estudo do passado.

A História é a ciência responsável por estudar as ações humanas no tempo e espaço ao longo dos anos.

A História é uma das mais importantes áreas do conhecimento e é uma ciência que está relacionada com o estudo dos acontecimentos do passado e com o estudo da vida das pessoas, seja das grandes personalidades, seja das pessoas comuns, que viveram em outros momentos.

O que é a História?

A História é o nome da ciência que é responsável por estudar os acontecimentos do passado. Estudar o passado, porém, não é uma atividade a ser realizada de qualquer forma, pois demanda certa qualificação na condução do trabalho. O historiador em exercício de sua função deve realizar uma análise crítica do objeto estudado, de forma que esse objeto ajude-o a problematizar o passado.

rtc-config='{ "urls": ["https://udr.uol.com.br?tag=publicidade&fmt=amprtc","https://page-context.uol.com.br/api/get-amp-page-context?url=https%3A%2F%2Fmonografias.brasilescola.uol.com.br%2Fhistoria"], "vendors": {"aps":{"PUB_ID":"600","PUB_UUID":"0e1ab0a1-d93f-4bdc-b304-e76a53464e72","PARAMS":{"amp":"1"}},"prebidappnexuspsp": {"PLACEMENT_ID": "29132598"}}, "timeoutMillis": 1000}'>

A palavra “história” é derivada do idioma grego e originária do vocábulo hístor. Esse vocábulo significa “aprendizado”, “sábio”, e é uma referência direta ao conhecimento que é obtido por meio de estudo e investigação. A grande importância da História está no sentido de que ela dá às ferramentas racionais para o homem localizar-se no espaço e no tempo, permitindo-lhe o poder de compreender a sua própria realidade.

rtc-config='{ "urls": ["https://udr.uol.com.br?tag=publicidade&fmt=amprtc","https://page-context.uol.com.br/api/get-amp-page-context?url=https%3A%2F%2Fmonografias.brasilescola.uol.com.br%2Fhistoria"], "vendors": {"aps":{"PUB_ID":"600","PUB_UUID":"0e1ab0a1-d93f-4bdc-b304-e76a53464e72","PARAMS":{"amp":"1"}},"prebidappnexuspsp": {"PLACEMENT_ID": "29132598"}}, "timeoutMillis": 1000}'>

Há definições do conceito de História bastante distintas, pois análises diferentes são feitas pelos historiadores. O renomado historiador francês Marc Bloch, por exemplo, considera que a História não é somente a ciência do passado, mas também a ciência que analisa as transformações na sociedade humana ao longo do tempo|1|.

Além disso, é importante falar que o papel do historiador é o de realizar a análise crítica das fontes históricas por meio de métodos que o levem a chegar a conclusões que não busquem glorificar ou demonizar determinado acontecimento histórico. Com base nesse trabalho, o historiador consegue realizar a reconstituição do passado humano.

Acesse também: Conheça a origem da Festa do Senhor do Bonfim no Brasil

Quando se iniciou a História?

A História, enquanto ciência e campo de estudo, surgiu na Grécia Antiga. Considera-se atualmente que Heródoto é o pai da História, por conta de seu trabalho em sistematizar os acontecimentos da História dos gregos e de outros povos da Antiguidade. Além disso, Heródoto destacou-se pelo seu relato feito sobre as Guerras Médicas, conflito travado entre gregos e persas.

Apesar da importância de Heródoto para a História, considera-se que Tucídides foi o primeiro historiador a utilizar um método de análise que o permitiu recontar um acontecimento da História grega. O trabalho de Tucídides foi a respeito da Guerra do Peloponeso, conflito travado entre as cidades-estado gregas Atenas e Esparta.

Periodização

Com o passar do tempo, e à medida que a História humana era analisada, os historiadores optaram por implantar uma periodização dos acontecimentos. Essa periodização cronológica utilizou-se de eventos marcantes para sinalizar o fim de um período e o início de outro. Importante falar que os marcos estipulados não significam que mudanças profundas aconteceram de imediato, mas são um indicativo de que o mundo vivia um processo de transição.

Essa periodização da História é muito questionada pelos historiadores, além de ser eurocêntrica, por ter marcos relacionados com acontecimentos que se passaram na Europa. Apesar disso, ainda é muito utilizada, sobretudo como forma de facilitar o estudo e o ensino da História. Os períodos históricos são: Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.

  • Pré-História

Período que acompanha a evolução histórica do ser humano, partindo de seu surgimento e analisando todo o processo de evolução com a descoberta do fogo, da roda, da agricultura, da sedentarização etc. Dentro da Pré-História, existem subdivisões que são o Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais. Considera-se o fim desse período o momento em que a humanidade inventou a escrita, por volta de 4.000 a.C.

  • Idade Antiga

Cronologicamente falando, esse período durou de 4.000 a.C. até 476 d.C. Como demonstra o próprio nome, estudam-se aqui as civilizações antigas, como os povos da Mesopotâmia, os fenícios, os persas, os hititas etc. O destaque da Idade Antiga, geralmente, são as civilizações clássicas, isto é, Grécia e Roma. O marco que consolida o fim da Idade Antiga foi a queda do último imperador do Império Romano Ocidental, em 476 d.C.

  • Idade Média

A Idade Média estendeu-se de 476 a 1453. O marco inicial do período é o citado fim do Império Romano ocidental em 476, e o marco que consolida o fim da Idade Média é a queda de Constantinopla para os otomanos em 1453. O enfoque desse período, geralmente, são os acontecimentos que se passaram na Europa ocidental, dos quais destacam-se o feudalismo, as Cruzadas, entre outros. Nos últimos anos, no Brasil, o estudo desse período tem incorporado conteúdos relacionados à História de povos asiáticos, africanos e também dos povos pré-colombianos.

  • Idade Moderna

Estendeu-se de 1453 a 1789. Esse é um período de transição entre a Idade Média e a Idade Contemporânea, e nele são analisadas as transformações no mundo que levaram ao desenvolvimento do capitalismo. Destacam-se nele também as transformações no pensamento humano que ocorreram por meio do Renascimento e do Iluminismo. Outro ponto importante desse período é a História de colonização da América. O marco que encerra a Idade Moderna é a Queda da Bastilha, que aconteceu em 1789 e deu início à Revolução Francesa.

  • Idade Contemporânea

A Idade Contemporânea iniciou-se em 1789 e segue em vigor atualmente. O estudo de todas as transformações e os acontecimentos, do século XVIII para cá, está inserido dentro desse período. Alguns assuntos importantes dele são as revoluções industriais, que aconteceram no século XIX, e as duas guerras mundiais do século XX, por exemplo.

Acesse também: Saiba o que são as fake news

História Geral

No Brasil, há o costume de se organizar os conteúdos de História em: História do Brasil e História Geral. Em História Geral, os assuntos abordados estão relacionados com acontecimentos que se passaram em locais fora do Brasil e que não têm relação direta com nosso país. Dentro de História Geral, estão incorporados assuntos de períodos como a Pré-História, a Idade Antiga, a Idade Média e a História da América. Nas idades Moderna e Contemporânea, também há assuntos da História Geral.

  • Exemplos de temas da História Geral

Mesopotâmia

→ Neocolonialismo

→ Revolução Russa

→ Nazismo

História do Brasil

Em História do Brasil, por sua vez, estão incorporados os assuntos relacionados com a História de nosso país, tendo como ponto de partida os povos indígenas que aqui habitavam antes da chegada dos portugueses. Outros consideram que o ponto de partida para o estudo de nossa História é o momento em que os portugueses chegaram aqui em 1500. A História do Brasil é dividida em diferentes períodos: colonial, monárquico e republicano.

  • Exemplos de temas da História do Brasil:

→ Independência do Brasil

→ Guerra do Paraguai

→ Segundo Governo Vargas

→ Constituição de 1988


______________
|1| BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2002, p. 55.


Por Daniel Neves Silva
Graduado em História

História do Brasil

História do Brasil, trabalho da história do Brasil, monografias da história do Brasil, descoberta do Brasil, colonização do Brasil, Brasil Império e Brasil República.